ONDE DENUNCIAR CRIMES AMBIENTAIS?

A população brasileira está cada vez mais consciente da importância de preservar o meio ambiente. Contudo, faltam informações sobre como proceder em caso de você, cidadão brasileiro, presenciar um crime ambiental. Desmatamento, tráfico de animais, queimadas, poluição atmosférica, despejo de lixo em locais inadequados, esgoto de fábricas e outras empresas sem o devido tratamento (é isso mesmo, os shoppings, hospitais e demais locais com grande produção de esgoto tem obrigatoriamente que ter uma estação de esgoto), balões… ops, balões! Quantas e quantas vezes já vimos reportagens mostrando tragédias provocadas por balões? Florestas, fábricas e até mesmo escolas pegando fogo, realmente são muito bonitos e enfeitam o céu, mas e daí? A destruição que vem quando ele desce não conta?
A todo instante somos cobrados das nossas obrigações, então, temos o direito de exigir também nossos direitos. A constituição garante (ou deveria, já que ela prevê isso) um meio ambiente saudável a todos!
Desde 2009 o Disque Denúncia (2253-1177 na capital e o 0300 253 1177 no interior) recebe também este tipo de denúncia! Além do Disque Ambiente do INEA 2332-4604. Basta ligar e passar as informações.
SEJA CIDADÃO! NÃO SÓ DENUNCIE, FALE SOBRE ISSO COM SEUS AMIGOS, FILHOS E COM TODOS QUE TEM VONTADE DE DENUNCIAR E NÃO SABE COMO!
Nos países mais desenvolvidos, as pessoas tem uma noção diferente de propriedade pública, eles veem o “público” como algo de uso comum, pertencente a todos, logo, o cidadão vê o espaço público como dele. Nós estamos acostumados a ver o espaço público como sendo terra de ninguém, um espaço onde pode-se fazer qualquer coisa e ninguém pode falar nada “é seu?” “você comprou isso aqui?” Costumo dizer (sem nenhum orgulho) que faz parte da nossa cultura. Mas ainda podemos mudar isso, mudar a forma das crianças verem o mundo ao seu redor. Portanto caro amigo, denuncie o que está errado, ensine não só ao seu filho, mas a toda criança que você tiver acesso, a respeitar o meio ambiente, pois é um espaço de todos, é para o bem de todos incluindo ela mesma!
Vamos perturbar as autoridades com nossas denúncias até que os governantes façam alguma coisa. Porque do jeito que está…
Muito obrigado pela sua atenção.
E qualquer dica ou informação nova pertinente ao tema é sempre muito bem vinda!
Abraço!

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top