Lixo eletrônico – Descarte correto

Lixo Eletrônico

A Futura Ambiental recolhe, processa e da o destino ambientalmente correto ao lixo eletrônico.

Os aparelhos eletroeletrônicos são de extrema necessidade em nosso cotidiano. Desta forma, convivemos tão bem com eles que fica difícil imaginar os males que eles podem causar. Porém, é comum que ao caírem em desuso, sejam jogados no lixo comum, acarretando uma série de problemas que nem imaginamos estar causando. O Lixo Eletrônico quando descartado de forma incorreta, pode poluir o meio ambiente devido à concentração de substâncias tóxicas como mercúrio, berílio, chumbo, cádmio, dentre outros.

Baseados nisso, iniciamos o nosso projeto de reciclagem e meta-reciclagem de eletroeletrônico. Voltando nossa atenção a uma problemática tendência que só cresce no Brasil e no mundo.  Poluindo e degradando áreas enormes, contaminando pessoas e animais, e deixando impróprio para o uso o solo e  o lençol freático das regiões afetadas.

Devemos nos atentar também para outro fator de imensa importância, ninguém quer deixar o lixo na sua casa.

- Um total de 40 bilhões de toneladas de lixo eletrônico é produzido no mundo anualmente.

- Cerca de 80% do lixo eletrônico é exportado, ilegalmente, para países de 3º mundo.

- Estima-se que, 70% dos produtos eletrônicos descartados são exportados todos os anos para China e que esta proporção estaria aumentando.

- Muitas vezes, esse lixo eletrônico exportado para a China é reexportado para outros países do Sudoeste asiático, como Camboja e Vietnã. (dados do site da BBC Brasil)

Além de toda essa poluição, não podemos esquecer do desperdício, pois estas mesmas substâncias encontradas no e-lixo, depois de devidamente tratadas, voltam ao mercado produtivo como matéria prima, acarretando em uma enorme economia de recursos naturais. Isso sem pensar em todo o transtorno ambiental causado na retirada de tais recursos. Desmatamento, escavações, utilização de combustíveis fosseis, e tudo mais que envolve a captação de recursos.

Voltando ao Brasil.

Um relatório da ONU, de 2009, sugeria que o Brasil descartava 96,8 mil toneladas de eletroeletrônicos por ano. Um ano mais tarde, a UFRJ estimava esse número em 150 mil toneladas. Porém, nestas projeções, só era levado em conta o lixo gerado pelo descarte de computadores.

Infelizmente esses números já foram ultrapassados.

Segundo a previsão do estudo de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos – Análise de Viabilidade Técnica e Econômica encomendado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Brasil deve gerar aproximadamente 1 milhão e 100 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) pequenos em 2014, número que deve aumentar para 1,247 mil toneladas em 2015.

A maioria dos REEE (resíduos de equipamentos elétricos eletrônicos) são compostos por materiais como plásticos, vidros e metais, que podem ser recuperados e retornados como insumo para a indústria de transformação. Já as substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio devem ter tratamento especial porque podem causar danos ambientais e de saúde.

Quando o e-lixo é recolhido adequadamente

O e-lixo ou lixo eletrônico, como é chamado, depois de devidamente avaliado e até mesmo reparado, pode entrar em nosso processo de meta-reciclagem. Que é, sem sombra de dúvida, a melhor opção de tratamento para este material.

A Meta-reciclagem consiste em transformar o lixo de uns, no aparelho de outros. Seu computador, que já está obsoleto ou danificado para o seu uso, pode ser consertado e reaproveitado por outras pessoas em ONGs, Associações de moradores, Creches e diversos projetos que apoiamos e necessitam de computadores (qualquer que seja) para cursos, pesquisas e até mesmo controle administrativo de tais instituições.

Descartando seu aparelho com a Futura Ambiental, além da não poluir, você estará contribuindo para a melhoria destas instituições citadas, contribuindo com a educação de crianças e jovens, além da sociedade como um todo.

Aparelhos recolhidos pela Futura:

  • Computadores
  • Monitores
  • Celulares
  • Impressoras
  • Placas de circuito
  • Periféricos
  • Acessórios diversos
Pontos de coleta:

Se você é uma empresa, ou deseja montar um ponto de coleta na sua região, entre em contato com a Futura e agende um recolhimento.

Sobre tiago

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top